Há gostos para tudo, lá diz a velha expressão bem portuguesa. Mas a verdade é que há séries que são verdadeiramente especiais e têm o poder de cativar multidões e até criar legiões de fãs. Decidimos por isso escolher as cinco que nós, Pela Fechadura, carimbamos como verdadeiramente imperdíveis. São todas dos últimos 20 anos e muito distintas entre si. Vamos a isto?!

GAME OF THRONES


Classificação IMDB: 9,3

Não há volta a dar. A Guerra dos Tronos é, já, aos dias de hoje, uma série de culto. Se nunca viram um episódio provavelmente acham que é apenas mais uma série de guerra com um toque de “fantástico”. Mas não é, mesmo! Uma das suas maiores virtudes é a forma genial como foram criadas as personagens e como elas evoluem ao longo das 8 temporadas lançadas. E para além disso, tecnicamente é uma pedrada no charco: os efeitos especiais e o som transportam-nos para todos aqueles cenários aparentemente irrealistas.

BREAKING BAD


Classificação IMDB: 9,5

Só esta sinopse do IMDB podia descrever a razão pela qual aconselhamos que vejam esta série: A high school chemistry teacher diagnosed with inoperable lung cancer turns to manufacturing and selling methamphetamine in order to secure his family’s future. A evolução do personagem principal Walter White, interpretado por Bryan Cranston, é brilhante e eleva o nível do enredo para um patamar onde estão muito poucas séries. Pode mesmo dizer-se que esta foi um game changer!

HOMELAND


Classificação IMDB: 8,3

Duas palavras para definir esta série que, para nós, é uma das melhores séries policiais de sempre: plot twist! Conta já com oito temporadas (a oitava – e última – está neste momento a ser exibida) e em cada uma delas o argumento consegue sempre surpreender-nos, com reviravoltas constantes que nos fazem sempre vibrar no sofá. A série conta a história de Carrie Mathison, uma agente da CIA com um feitio e uma história peculiares mas que tem a coragem de enfrentar meio mundo para atingir os seus objectivos e da agência sem pensar duas vezes. Menção honrosa para Mandy Patinky, que interpreta Saul Berenson, e é um pilar decisivo na forma como a história evolui ao longo do tempo.

WHEN THEY SEE US


Classificação IMDB: 9,0

Esta série ficcional é inspirada na incrível história verídica de cinco miúdos que, pelo início dos anos 90, foram presos pela alegada violação de uma jovem enquanto esta fazia o seu jogging no Central Park. Tem apenas quatro episódios que dividem brilhantemente a trama – thumbs up para a realizadora e mentora do projecto, Ava DuVernay – e para nós são todos muito acima da média, fazendo com que tenhamos um nó na garganta desde os primeiros minutos do primeiro até ao segundo final do último.

STRANGER THINGS


Classificação IMDB: 8,8

Esta é uma das nossas séries fetiche aqui no Pela Fechadura. Porque é baseada numa história muito distinta – e só isso já é apelativo – mas sobretudo pela forma como, muito brilhantemente, somos teletransportados para os gloriosos anos 80 e para as aventuras que todos tínhamos em amigos quando éramos crianças. A diferença é que este grupo é mais corajoso e defronta adversários… inesperados e desmesuradamente poderosos. Qualquer uma das três temporadas é muito boa mas a terceira é especial e tem o melhor último episódio da história dos últimos episódios!

MODERN FAMILY


Classificação IMDB: 8,4

Não há outra série de comédia que se adeque mais aos dias de hoje e à forma como vivemos: muito dinâmica no enredo e pluralista nos temas. Dela podemos esperar episódios curtos, uma direcção de fotografia e filmagem tecnicamente evoluídas – é muito mais do que uma série de comédia gravada apenas em um ou dois cenários, como são algumas das mais icónicas. Quanto a sorrisos e gargalhadas, muito provavelmente vão surgir de momentos com as personagens Gloria (Sofia Vergara), Phil Dunphy (Ty Burrell) e Cameron Tucker (Eric Stonestreet).