É inegável que fazem parte do jogo e lhe dão um colorido especial. Quando enchem estádios, cantam músicas ou mesmo quando fazem coreografias (cada vez mais sofisticadas), pode dizer-se que são grande parte da emoção de um derby ou clássico. Em todo o planeta há rivalidades históricas – existentes pelos mais variados motivos – que originam jogos absolutamente electrizantes para quem está no estádio a assistir… ou mesmo sentado no sofá de casa, do outro lado do mundo. Hoje é dia de falar desses jogos e de como nos fazem sentir!

BOCA JUNIORS VS RIVER PLATE

Por onde começar? Este derby de Buenos Aires divide Maradona e Riquelme de Aimar e Saviola, separa a cultura do bairro de la Boca do lado mais nobre da cidade. A única coisa que têm em comum é a paixão assoberbada pelo clube e o ambiente infernal que criam para o adversário quando o recebem.

INTER VS MILÃO


Em Itália não há jogo mais frenético que o derby da cidade de Milão. Inter e Milão partilham o mesmo estádio – Giuseppe Meazza – e diz quem por lá vive que a rivalidade se sente em qualquer sítio durante toda a semana anterior ao jogo.

REAL VS BARÇA


Foi durante muito tempo (na era Ronaldo vs Messi) o evento futebolístico mais visto em todo o planeta. Põe frente a frente Madrid e Barcelona e até Espanha e Catalunha. Quer seja no Camp Nou ou Bernabeu, “El clásico” pára a Europa e o Mundo.

LIVERPOOL VS EVERTON


Dizem que a cidade de Liverpool é pequena demais para dois clubes tão grandes e históricos como Everton e Liverpool. A distância que separa os seus estádios é apenas de um quilómetro e apesar de nos primeiros anos a rivalidade ser tranquila, a partir dos anos 80 isso mudou e hoje em dia os jogos são conhecidos como verdadeiras batalhas – muitas vezes repletas de cartões vermelhos!

CELTIC VS RANGERS


O futebol escocês não é particularmente famoso pela sua qualidade. O mesmo não se pode dizer do escaldante (e até perigoso) derby de Glasgow! Opõe Celtic a Rangers mas, sobretudo, Católicos a Protestantes. O melhor exemplo de que nem todas as rivalidades são puramente desportivas.

GALATASARAY VS FENERBAHÇE


Se a ideia é experimentarem um nível de decibéis que nunca antes sentiram, este é o derby a que devem ir. Os adeptos destas duas equipas de Istambul são fanáticos, frenéticos e barulhentos. E independentemente da classificação das equipas no momento do confronto… a emoção está sempre garantida.

BENFICA VS PORTO


Em Portugal, nos últimos vinte anos, tem sido este o jogo capta todas as atenções. Frente a frente estão as duas equipas mais tituladas do país e que mais adeptos mobilizam. Estão Lisboa e Porto, a Capital e a Invicta. Muitas das vezes é o jogo que decide quem segue na frente do campeonato e também por isso a expectativa em torno do resultado é inqualificável.

RAJA VS WYDAD


Não é pela qualidade ou relevância do futebol em si. Mas quer o Raja quer o Wydad colocam o espectáculo fora das quatro linhas em grande plano sempre que se defrontam. Claques enormes, muito sincronizadas e apaixonadas dão ao jogo uma banda sonora… única!