Seria impossível calcular o número acumulado de horas que já se passaram em todo o mundo a jogar videojogos. Mas certamente seria um daqueles números que não cabem no visor de calculadora alguma. Muitos encaram-nos como desnecessários mas há uma legião de apaixonados que dedica muito do seu tempo livre em frente ao ecrã a desafiar os seus próprios limites!
O fenómeno dos videojogos cresceu tanto que nasceu entretanto o conceito de eSports: equipas de jogadores profissionais dos mais variados jogos que competem entre si – algo que neste momento já é mesmo uma indústria. Por todas estas razões e mais algumas, surge a dúvida: quais foram, afinal, aqueles que conquistaram um maior número de jogadores na última década? Terão sido os de Futebol? Ou Os de Guerra? Ou mesmo os de carros e motas?!
Está na hora de descobrir:

3 – Call of Duty: Black Ops II


Todos nós já ouvimos pelo menos falar de “Call of Duty”. É provavelmente um dos jogos de guerra mais famosos de sempre e esta versão bateu records quando foi lançada, em Novembro de 2012. No primeiro mês foram vendidos mais de sete milhões de jogos e somente no primeiro dia de venda ao público a facturação superou os quinhentos milhões de dólares.

2 – Call of Duty: Black Ops


Em segundo lugar está a primeira versão da saga “Black Ops”, a grande aposta dos responsáveis pelo jogo depois do estrondoso sucesso de “Call of Duty: Modern Warfare”. E se acharam os números do II astronómicos, vejam lá estes: em apenas 24 horas de venda foram vendidos mais de cinco milhões de exemplares do jogo. Uma verdadeira loucura… E antes que pensem… não, o jogo mais vendido da última década não é um Call of Duty.

1 – GTA V


Não é um jogo de guerra. Mas sim um jogo de mapa aberto em que é possível fazer… qualquer coisa: desde andar de mota numa montanha a entrar em todas as divisões de centenas de casas e interagir com pessoas. Houve uma altura em que toda a gente jogava isto: rapazes e raparigas, homens e mulheres! E isso está espelhado nas vendas inacreditáveis que conseguiram atingir. Em apenas 24 horas a “Rockstar Games” facturou mais de oitocentos milhões de dólares. Isso, leram bem, oitocentos!

É engraçado perceber como esta década foi dominada maioritariamente por jogos de guerra: oito dos dez mais vendidos correspondem a este género. Já na década anterior tinham sido apenas quatro, sendo os jogos interactivos a levar a melhor.

Para verem as listas completas cliquem aqui.

Ah, e bom vício! 🙂