Os ténis ou sapatilhas – dependendo da zona do país em que nos lêem – são, nos dias de hoje, um dos tipos de calçado que melhor define o estilo individual de cada um. Podem ter um corte mais clássico ou mais arrojado, ser mais ou menos coloridos e usar tecidos mais comuns ou, pelo contrário, até ser feitos de material reciclado, por exemplo. A forma como combinamos estes e outros factores numa loja ou online e escolhemos uns ténis define-nos. Mas a verdade é que, mesmo havendo uma variedade quase inesgotável de escolha para todos os gostos, há clássicos que são adorados intemporalmente por uma grande maioria das pessoas. Neste contexto de quarentena espreitámos a série documental da Netflix “The Defiant Ones”, que conta como dois ícones da música – Jimmy Iovine e Dr.Dre – fizeram o seu percurso de sucesso até um dia se encontrarem e criarem um dos grandes negócios das últimas décadas, os auscultadores Beats. Num dos episódios dessa série (que aconselhamos totalmente), Dr.Dre explica que praticamente só usa um modelo de ténis: os Nike Air Force 1 brancos. Isso foi o gatilho que nos fez pensar: “Os Air Force 1 devem provavelmente ser dos ténis mais vendidos de sempre da Nike…”

E fomos confirmar…!

NIKE AIR FORCE 1


Criados em 1982, estes ténis foram, na altura, desenhados enquanto botas concebidas para caminhadas – formato que ainda está disponível nos dias de hoje. No entanto, seria mesmo com cano curto que o modelo viria a tornar-se recordista. Segundo um artigo de opinião publicado no New York Times, foram vendidos cerca de doze milhões de pares de Air Force 1 apenas no ano de 2005. E mesmo mais de dez anos depois, continua a ser o segundo modelo de ténis mais vendido pela Nike. As razões do sucesso deste produto são muitas, desde a versatilidade, durabilidade e conforto à possibilidade que a Nike criou ao longo dos anos de o personalizar com cores e até texto. Mas a principal razão para se ter tornado num modelo tão desejado terá sido mesmo o seu cariz urbano, potenciado sobretudo pela associação deste modelo ao mundo do hip-hop e até da marginalidade…!

Durante muitos anos vimos, e ainda vemos, alguns dos principais nomes da música à escala mundial a usá-los. Dr.Dre, um dos produtores mais famosos de sempre – em parte grande responsável pelo sucesso de Eminem, por exemplo – é um desses nomes. Jay-z, 50 Cent Nelly são apenas outros três nomes do mesmo universo que foram vistos a usar estes ténis. E mais recentemente também Cristiano Ronaldo, Mark Wahlberg, Bela Hadid e Emile Ratajkowski, entre muitos outros, os escolheram em looks seus, provando que claramente o modelo transcendeu o mundo do hip-hop e já é um verdadeiro um ícone de lifestyle dos dias de hoje.