São tempos difíceis, estranhos, solitários: 2020 assume-se como um ano nunca antes sentido. Sabemos que são inúmeras as formas que os portugueses têm usado para passar o tempo, quer seja a ler, a navegar na internet, a ver televisão ou… a jogar vídeojogos. Deste lado da Fechadura reunimos quatro dos êxitos mais actuais e que não poderíamos deixar passar ao lado!

FINAL FANTASY VII – REMAKE

Considerado por muitos como um dos maiores jogos de sempre, este clássico de 1997 é um marco na história dos vídeojogos, tendo revolucionado a forma como se olhavam na altura os RPG’s. Vinte e três anos depois – mais propriamente a 10 de abril – a Square Enix, empresa japonesa, oferece-nos o remake do jogo, que era esperado há já quatro anos. Totalmente renovado (os gráficos estão incríveis), com a maravilhosa e incontornável história a ser aumentada e com todos os personagens a voltarem a reunir-se, esta é, seguramente, uma oportunidade única e que ninguém deveria perder. E há uma curiosidade única… o lançamento acontece nesta altura tão sensível e o tema da narrativa centra-se na salvação do planeta e no que cada um, enquanto indivíduo, pode fazer para a sua preservação… Que grande coincidência.

CALL OF DUTY: WARZONE

Do universo Modern Warfare de Call of Duty chega esta versão free-to-play lançada a 10 de março. É no momento um dos jogos mais jogados online, seja a solo ou em equipa. A acção passa-se na cidade de Verdansk (baseada em Donetsk, Ucrânia), tem mais de 300 pontos turísticos, conta com 150 “soldados” por desafio e o jogador pode deslocar-se no mapa a pé, de carro ou helicóptero. A Activision anunciou recentemente que Call of Duty: Warzone ultrapassou a incrível marca de 50 milhões de jogadores. Disponível para PS4, Xbox One e PC, este título gratuito é irresistível.

FIFA 20

O rei dos videojogos de futebol, desenvolvido e produzido pela EA Sports, foi lançado em setembro de 2019. E, quando até as maiores estrelas mundiais de futebol – sim, os próprios – o jogam, está tudo dito. Alguns exemplos são João Félix, Salvio ou Messi, e poucos são indiferentes a este fenómeno que conta já com 27 edições. Existem diferentes modos, sendo possível jogar com a nossa equipa preferida, ser só um jogador em ascensão, visitar o futebol de rua ou jogar online com amigos. Mais recentemente foi criado um torneio, Stay and Play, que junta em jogos várias estrelas reais de clubes como FC Porto, Liverpool, Ajax ou Real Madrid. Realçamos também que a EA Sports vai doar 1 milhão de dólares a um fundo para o combate ao novo coronavírus e para apoiar famílias afectadas pela pandemia.

RED DEAD REDEMPTION 2

Estamos na América, em 1899, no fim da era do velho oeste. Da Rockstar Games chega aquele que é mundialmente aclamado como um dos melhores videojogos recentes, tendo sido o título mais bem avaliado nesta última geração de consolas. A jogabilidade única, em mapa aberto, permite ao jogador navegar com Arthur Morgan com toda a liberdade possível de imaginar: seguir a história, fazer missões secundárias, andar a cavalo num riacho, caçar ursos nas montanhas geladas ou simplesmente passar uma tarde a jogar póker num dos tão característicos saloons da época. Em apenas três dias arrecadou seiscentos e quarenta milhões em receitas, tenho batido o record de quinhentos e setenta milhões de um filme: falamos de Avengers: Infinity War, que detém o record na indústria do cinema. RDR2, como é apelidado pelos fãs, só é superado por GTA V (também da Rockstar Games), que facturou mais de novecentos milhões nos primeiros três dias.