O dia de hoje traz-nos a notícia de mais uma série portuguesa cujos direitos foram comprados pela gigante norte-americana HBO, que a vai disponibilizar na sua plataforma de streaming juntamente com algumas das séries mais relevantes no panorama mundial, como Game Of Thrones, True Detective ou até a mais recente Succession.

Que o talento português na área do entretenimento está cada vez a ser mais reconhecido internacionalmente… ninguém tem dúvidas. Já tinha acontecido com Joaquim de Almeida, Nuno Lopes e Daniela Ruah – ainda que em contextos diferentes – e agora mais recentemente aconteceu com Pêpê Rapazote, Albano Jerónimo e Daniela Melchior. Neste caso concreto, a HBO prova que pretende diferenciar-se da Netflix tendo alguns dos melhores conteúdos locais. No início de Março tinha sido anunciada a compra dos direitos de “Auga Seca”, série emitida originalmente pela RTP e em que brilham Victória Guerra, Adriano Luz, Joana Santos e Igor Regalla, entre outros, e agora é “A Herdade” que salta directamente para a lista de séries da HBO.

DE FILME A SÉRIE

Uma das grandes novidades desta notícia é a adaptação de filme para série. “A Herdade”, de Tiago Guedes e que estreou nos cinemas no passado mês de setembro, foi inclusivamente o filme português que esteve na lista para uma potencial nomeação com vista ao Oscar de “Melhor filme estrangeiro”, entre outras indicações de renome. Nele é contada a história de uma poderosa família que tem muitos segredos por contar. Albano Jerónimo é o actor principal mas o resto do elenco não desaponta: Sandra Faleiro, Ana Bustorff, Miguel Borges e, guess what… até Victória Guerra, entre muitos outros. Será que a HBO tem em Victória a sua Musa?

Esta nova série terá quatro episódios e será exibida em estreia na RTP, no dia 30 de Abril. Ficando disponível na plataforma da HBO a 26 de maio. E vão por nós… é uma excelente produção portuguesa.