O YouTube mudou a forma como consumimos vídeo, ponto final parágrafo! Mas para além do vídeo em si, foi também o primeiro trampolim para a indústria da música se poder promover em grande escala fora dos circuitos mais tradicionais como a rádio, a televisão e a imprensa escrita. Acaba por ser engraçado pensar que numa plataforma de vídeo, muitos dos conteúdos mais vistos são músicas que apenas precisam da nossa atenção… sonora! Por isso mesmo fomos investigar quais as músicas mais ouvidas no YouTube desde a sua fundação, em 2005.

 A primeira grande conclusão que podemos tirar deste top 5 é que são todas músicas dos últimos 6 anos. Outra curiosidade é que três delas são colaborações entre dois artistas – o que potencialmente as levou a chegar mais longe do que tantas outras músicas lançadas na mesma altura. Por último, o estilo predominante: três são declaradamente Pop – o que não é propriamente surpreendente se pensarmos que é um estilo que, mais do que qualquer outro, se destina a agradar à maior fatia da população.

Sem mais demoras… vamos conhecer então as cinco músicas mais ouvidas de sempre no YouTube:

5. Mark Ronson — Uptown Funk ft. Bruno Mars, +3,8 mil milhões de views

Apesar de esta música ser da autoria do super-produtor Mark Ronson, a voz que ouvimos é a do inconfundível Bruno Mars. A escrita e a produção foi feita por ambos e ao que parece surgiu de um momento freestyle numa sessão de estúdio em que ambos estavam envolvidos. Nota-se nela toda a influência do funk e a importância dos sopros, que a tornam verdadeiramente diferenciada. Ah, e é daquelas que se ouvirem agora, vão cantar até amanhã!

4. Wiz Khalifa — See You Again ft. Charlie Puth, +4,5 mil milhões de views

Este é um daqueles casos em que a história é metade do sucesso: a música foi escrita em jeito de tributo ao mítico actor Paul Walker, protagonista de “Velocidade Furiosa”, que morreu em 2013 num acidente de viação. Wiz Khalifa foi convidado para participar por Charlie Puth -- que escreveu a letra, produziu e cantou também – e a dupla foi um sucesso que tem tanto de intemporal como de poético.

3. Ed Sheeran — Shape of You, +4,7 mil milhões de views

Para o talento de Ed Sheeran já nem há grandes palavras… é mesmo único. Neste “Shape of You” é mais uma vez intérprete já depois de ter sido produtor e autor da letra. A música foi lançada em 2017 e é o seu maior hit de sempre, tendo vendido mais que todas as outras e passado 14 semanas no número 1 do top mundial. É por músicas como esta que foi considerado o artista musical da década!

2. Pinkfong — Baby Shark Dance, +5,3 mil milhões de views

E agora para algo completamente diferente… uma música para bebés! “Baby Shark” é provavelmente o maior pesadelo de muitos pais, cujos filhos ficaram presos à melodia repetitiva e que parece não querer sair do ouvido nunca. Ao contrário de todas as outras deste top 5, que são sobretudo amadas, esta para além de registar 16 milhões de “likes”, conta também com um incrível número de “dislikes”: 6,9 milhões. Portanto é tudo menos unânime, e mesmo assim… é a segunda mais ouvida de sempre da plataforma!

1. Luis Fonsi — Despacito ft. Daddy Yankee, +6,7 mil milhões de views

Todos nos lembramos daquele verão em que qualquer sítio se transformava numa pista de dança quando tocava “Despacito”. E tocava muitas vezes todos os dias… sobretudo durante a noite! Luis Fonsi e Daddy Yankee conseguiram juntos tornar uma música de pop-latino no maior fenómeno de visualizações do YouTube, e esse é o maior feito de todos. O que fica por saber é se vamos ver estes dois nomes associados a mais algum grande sucesso ou… se foi uma carreira estrondosa que acabou tudo menos… despacito.