O novo membro da família PlayStation vem a caminho e nós queremos apanhar já este comboio, mesmo que ainda só com rumores sobre o que será a nova consola! Se para muitos já se tratava de algo imprescindível para um dia-a-dia entretido, a verdade é que com a Covid-19 e tudo o que a mesma trouxe, parece que se tornou ainda mais imperativo ter uma lá por casa.

Geralmente considerada como a melhor e mais icónica consola de sempre, a PlayStation é única e por isso é difícil falar da indústria dos videojogos sem que este nome esteja sempre associado.

Os momentos partilhados e as histórias vividas com a PlayStation são irrepetíveis e, cada um à sua maneira ou muitas vezes em família, existe sempre um sentimento especial e pessoal em relação à sua.

A HISTÓRIA

Foi lançada a 3 de dezembro de 1994, no Japão, e no início a ideia passava por ser apenas um leitor de CD-ROM para a Super Nintendo Entertainment System, a ser produzido em conjunto com a Nintendo. A verdade é que durante as negociações para o lançamento o acordo entre as empresas não chegou a acontecer e a SONY avançou na mesma com o projecto. Daí nasceu a divisão SONY Computer Entertainment e a verdade é que a Nintendo não imaginava que ali nascia o seu maior rival. Caracterizada por inúmeros exclusivos, e tantos outros títulos épicos, fazem parte dos primeiros sucessos da marca nomes incontornáveis como Tomb Raider, Gran Turismo, Tekken, Resident Evil, Need For Speed, Crash Bandicoot, Silent Hill e ainda com a Squaresoft a tornar-se exclusiva e a lançar sucessos como a série Final Fantasy, Parasite Eve, Chrono Cross ou Vagrant Story.

PS5 – A NOVA GERAÇÃO

Ainda sem data confirmada acredita-se que a SONY estará a planear um evento para o dia 4 de junho, no qual revelará a data oficial de lançamento da PlayStation 5 (geralmente acontece perto do fim do ano). Ah, e espera-se igualmente que sejam revelados alguns dos jogos que a vão acompanhar! Entretanto a Xbox Series X da Microsoft, uma das principais rivais, já deverá ter entrado em fase de produção e, por isso, acredita-se que quanto a esta nova PlayStation deverá estar a passar-se o mesmo. Algumas das especificações apontam para CPU x86-64-AMD Ryzen “Zen 2”, RAM 16GB GDDR6, armazenamento SSD 825GB e output vídeo 4K e 8K, com os famosos loadings a serem eliminados e uma retro-compatibilidade com a PS4. No fundo, e até aqui, são tudo upgrades naturais… que mostram que a SONY deve estar a prestar muita atenção ao que pedem os fãs mais entendidos na matéria.

DUALSENSE, A GRANDE NOVIDADE!

“Dualsense” é o nome dado ao novo comando dualshock que traz novidades espectaculares! Os botões vão ter uma maior sensibilidade que vai influenciar os movimentos dos personagens em jogo – consoante a força aplicada. Haverá um novo botão, chamado “create”, que substituirá o “share”, um touchscreen ao centro e, diz-se ainda que a maior novidade será o feedback háptico que vai trazer e estimular sensações, permitindo sentir gotas da chuva, vento, tremores de terra. Sim, isto tudo!

ALGUNS JOGOS ESPERADOS

Sobre os novos jogos, apesar de já haver algumas confirmações, muitas são as especulações! Deixamos aqui alguns dos nomes mais falados até ao momento: Godfall (RPG exclusivo PS5); Assassin’s Creed: Valhalla (a sair também para a PS4); Elder Scroll 6 (muito esperado e ainda sem data prevista) e Gods and Monsters (confirmado para PS5) são os já confirmados! Quanto a rumores, fala-se de um novo Grand Theft Auto (o sexto) e ainda as sequelas dos êxitos PS4 God of War e Spider-Man. E é também uma boa notícia a mais do que provável compatibilidade para a PS5 dos grandes e últimos trunfos a chegar agora à PS4: The Last of Us 2 e Ghost of Tsushima!

Com tudo isto, resta esperar… A nova família de consolas vai trazer momentos nunca antes vividos e certamente alcançar patamares que vão ditar os próximos anos desta geração de gamers.