Como muito se diz, e bem, o futebol é “o momento”. E neste momento o Benfica atravessa uma crise de resultados e confiança que levou à saída do treinador Bruno Lage. Por isso a grande pergunta que se impõe é: quem será o líder que se segue? Como pensa o futebol, que atitude tem perante os media e qual é a sua história?! Vamos navegar pelos nomes mais falados nos últimos dias e tentar perceber o que cada um traria ao Benfica.

Mauricio Pochettino

Segundo a imprensa é o nome preferido da direcção do clube nesta fase. Mas Mauricio Pochettino está longe de ser um alvo fácil: a sua carreira no Tottenham, que culminou com a chegada do clube à final da Liga dos Campeões do ano passado, não passou despercebida e por isso os gigantes do futebol (Barcelona, Juventus, Manchester United,…) estão com Pochettino debaixo de olho. Outra dificuldade a ultrapassar seria o ordenado, dado que certamente o Benfica não tem capacidade para pagar o mesmo que o Tottenham paga.

Idade: 48 anos

Principais clubes que treinou: Espanhol (de Barcelona), Southampton e Tottenham

Principais feitos: Chegada à Final da Liga dos Campeões em 2019

Táctica preferida: 4-2-3-1

Atitude/Estilo de comunicação: Calmo, Apaixonado

Leonardo Jardim

É outro dos nomes que está na lista de treinadores que interessam ao Benfica. Leonardo Jardim já teve momentos de grande hype europeu, sobretudo quando conseguiu, ao comando do Mónaco, algumas vitórias sensacionais na Liga dos Campeões. Também foi o único treinador a conseguir ser campeão da Liga Francesa durante o reinado longo do Paris Saint-Germain, e isso… é obra!

Idade: 45 anos

Principais clubes que treinou: Olympiacos, Sporting e Mónaco

Principais feitos: Vencedor de um Campeonato Francês e um Campeonato Grego

Táctica preferida: 4-2-3-1

Atitude/Estilo de comunicação: Calmo, Ponderado

Unai Emery

Se o Benfica pensa em ter bons resultados na Europa, Unai Emery pode ser o homem certo. Enquanto treinador do Sevilha ganhou por três vezes a Liga Europa – uma delas ao Benfica de Jorge Jesus, em 2013/2014. Esta época começou no Arsenal mas entretanto os maus resultados fizeram com que ficasse livre, como está agora. E certamente que por ser Espanhol, teria maior facilidade em adaptar-se à língua e cultura.

Idade: 48 anos

Principais clubes que treinou: Sevilha, Paris Saint-Germain e Arsenal

Principais feitos: Vencedor de três Ligas Europa e um Campeonato Francês

Táctica preferida: 4-2-3-1

Atitude/Estilo de comunicação: Efusivo, Apaixonado

… e Jorge Jesus

Não podemos deixar de fora Jorge Jesus. Toda a gente diz que é “o” treinador preferido do presidente Benfiquista Luis Filipe Vieira, e tem uma história incrível enquanto líder da equipa durante 6 anos. Por muito que se diga que JJ recusou, para já, voltar, para nós o fundamental desta ideia são as palavras “para já”. E como dissemos no início do artigo… o futebol é “o momento”. E esse… muda todos os dias.

Idade: 65 anos

Principais clubes que treinou: Benfica, Sporting e Flamengo

Principais feitos: Vencedor de uma Copa Libertadores da América e três Campeonatos Portugueses

Táctica preferida: 4-2-3-1

Atitude/Estilo de comunicação: Efusivo, Agressivo