Vale dezenas de mil milhões de dólares, tem um estilo de vida mais do que excêntrico e é considerado um dos mais conservadores seguidores do Islão da actualidade. Hassanal Bolkiah, de 73 anos, lidera o Brunei há décadas e é um dos homens mais ricos do mundo. Riqueza essa que engloba aquela que muitos dizem ser a mais impressionante colecção de sempre de automóveis!

Os nossos olhos arregalam quando ouvimos falar sobre colecções. Sobretudo quando são colecções particularmente entusiasmantes pela originalidade e diferença. Mas também acontece, há que admitir, quando estas são imponentes pela dimensão – como disso é o melhor dos exemplos esta de que vos falamos hoje. O Sultão do Brunei terá, neste momento, na sua colecção partilhada com o irmão – Príncipe Jefri – mais de 5 mil carros, avaliados na astronómica quantia de 4 mil milhões de dólares!

Ferrari, Lamborghini, Bentley, Mercedes e McLaren são algumas das marcas mais imponentes representadas, com alguns modelos únicos como o Ferrari “Mythos” – um protótipo – e o único Mercedes CLK-GTR com volante do lado direito fabricado até à data, por exemplo.

Ferrari Mythos
Mercedes CLK-GTR

Apesar de todas as marcas acima (e de muitas outras representadas na colecção), o factor verdadeiramente “WOW” desta colecção para além do valor é a frota de 500 Rolls-Royces que também tem – proeza que inclusivamente levou a que lhe fosse atribuído em 2011 o título de maior coleccionador da marca, através de um Guiness World Record.

Rolls Royce Silver Spur II – Limousine banhada a ouro de 24 quilates (avaliado em 14 milhões de dólares)
Rolls Royce Phantom VI

Depois de já termos falado de um Bolkiah – neste caso o sobrinho – que é o futebolista mais rico do mundo, ler sobre esta colecção do líder do Brunei fez-nos pensar que o dinheiro não compra tudo… mas pode dar-te uma colecção absolutamente avassaladora do que quer que seja.