É incrível a sensação de voltarmos a ver um cartaz de festival como este, cheio de grandes figuras do panorama do humor em Portugal. O “Re-creio” está a chegar e promete ser um dos grandes momentos de entretenimento deste verão tão… diferente. Começa já amanhã e acontece diariamente até Domingo, com dias e humoristas para todos os gostos.

Neste contexto de pandemia os promotores de espectáculos de comédia tiveram mesmo de adaptar-se. Por um lado precisamos mais do que nunca de descontrair, rindo. Por outro as salas escuras e ambiente fechado são agora muito menos apetecíveis.

É desta junção de factores que surge o Re-creio, um festival de “humor ao ar livre” e cujo nome nos remete para aqueles míticos intervalos entre aulas, na escola, em que fomos tão livres quanto felizes. Quer fosse a jogar futebol, a conversar com amigos ou a tocar guitarra, o tempo de “recreio” era sagrado e sempre passado ao ar livre. O manifesto deste festival explica, da melhor forma possível, porque é que faz sentido ir a este “re-creio” que acontece nesta semana de quinta-feira a domingo:

RECREIO é espaço, mas também é tempo. O verbo conjugado no presente sobre o modo de voltar a acreditar.

BRUNO NOGUEIRA, SALVADOR MARTINHA, BEATRIZ GOSTA E MUITO MAIS

É neste festival que vamos voltar a ver Bruno Nogueira a actuar ao vivo num registo estritamente humorístico. O legado do “Como é que o bicho mexe” continua bem presente na mente de muitos e um dos sinais que o prova é o facto deste espectáculo – que contará também com a presença do escritor Miguel Esteves Cardoso – estar já esgotado.

Salvador Martinha, Beatriz Gosta, Eduardo Madeira, Rita Blanco e Carlos Coutinho Vilhena são alguns dos outros nomes que podem ser vistos, entre quinta-feira e domingo, neste festival que acontecerá no Jamor, em Oeiras. Os bilhetes custam 18 euros e podem ser comprados a partir de aqui.

Por fim, mas não menos importante, é importante dizer que este festival possuí o selo “Clean and Safe” – o que significa que é levado a cabo seguindo todas as directrizes da Direcção Geral de Saúde.