Quem é minimamente atento ao fenómeno do futebol em Portugal – e até vamos mais longe, na Europa e na América do Sul, pelo menos – conhece certamente o maior rumor do mercado de transferências até à data: Edinson Cavani pode vir jogar para Portugal, mais propriamente para o Benfica. Não se fala noutra coisa e os adeptos benfiquistas parecem entusiasmados com esta possibilidade como nunca estiveram com outra transferência em muitos anos. Mas porquê tanto hype? O que tem Cavani de tão especial?!

Créditos: Andre Penner/Associated Press

OS NÚMEROS EXPLICAM

O avançado uruguaio é o ídolo maior do seu país e parte dessa relação tão especial entre os adeptos e o próprio jogador vem do seu estilo agressivo e resiliente – tipicamente sul-americano – mas também da sua qualidade técnica que o ajudou a tornar-se, nesta última década (2010-2020), no quarto maior goleador da Europa! Cavani conseguiu mais de 309 golos em 447 jogos, números absolutamente impressionantes se tivermos em conta que o jogador não teve neste período passagem somente pelos melhores clubes do mundo. Jogou sim pelo Palermo, pelo Nápoles e, finalmente, pelo PSG. Este registo, de quarto melhor marcador da década – apenas atrás de Lewandowski, Cristiano Ronaldo e Messi – explica grande parte do entusiasmo em torno do seu nome.

Outros números que provam que Cavani é de uma dimensão incomparável com qualquer outro jogador a actuar em clubes portugueses – principalmente agora que Casillas deixou oficialmente o Porto e a carreira de jogador – são os do último contracto que fez com o Paris Saint-Germain: no valor de 18 milhões de euros por época.

Edinson Cavani terminou há semanas esse mesmo contracto com o PSG e ainda não é oficial que seja jogador do Benfica. No entanto, ao que parece, está tudo muito bem encaminhado nesse sentido. Certamente com números bastante diferentes…

GOLOS DE LEVANTAR O ESTÁDIO E UM FESTEJO ÚNICO!

Por muito que se possa olhar friamente para os números incríveis deste e de outros avançados, esse não é nem nunca será o factor mais importante para quem vibra com o futebol. Nós, adeptos, somos movidos a emoção, a cada golo de levantar o estádio, a cada bola que bate no poste e vai para fora ou que é milagrosamente defendida pelo guarda-redes. Cavani é claramente dos que levanta estádios, e estes são alguns dos seus golos mais incríveis:

Por fim, não podemos ignorar uma das suas imagens de marca: o festejo. Quando marca, o avançado uruguaio “veste” a pele de Robin Hood e dispara uma flecha sob os seus adversários, num dos mais míticos festejos que temos visto nos últimos anos.