Creditos: Luís Barra

De entre os muitos restaurantes que fazem de Lisboa um paraíso para quem gosta de viajar pelas gastronomias dos quatro cantos do mundo, há um que é o preferido das celebridades – nacionais e internacionais – dos mais variados universos: do desporto à música, passando pela televisão ou pela alta roda empresarial. Está situado no centro da cidade e há quem diga que é o melhor restaurante de comida típica portuguesa.

Chama-se “Solar dos Presuntos” e já é reconhecido como o “restaurante das celebridades”. Situado na mítica Rua das Portas de Santo Antão – umas portas ao lado do Coliseu dos Recreios – o Solar apresenta logo na montra o seu mote: “Alta cozinha de Monção”. A origem minhota diz quase tudo sobre o que por lá podemos encontrar, apesar de neste momento já ser um verdadeiro estandarte da comida típica portuguesa no geral. Os seus pratos típicos, confecionados com o máximo cuidado e detalhe, fazem deste restaurante o primeiro em que se pensa quando a ideia é falar do “melhor” restaurante de comida portuguesa.

À MESA E NAS PAREDES

Esta ligação entre o ‘Solar e as celebridades já faz parte do ADN do restaurante. Porque de facto são quase diárias as visitas de grandes figuras dos mais diversos universos e porque muitas das que já aconteceram no passado estão imortalizadas nas paredes dos vários pisos que compõem o restaurante. Pode mesmo dizer-se que descobrir nas paredes quem por lá passou é um passatempo clássico de quem por lá passa. Outro detalhe curioso é que reza a “lenda” que quanto mais VIP são os convidados, mais nos pisos mais altos do restaurante se sentam.

 A PARADA DE ESTRELAS

A comprovar este estatuto de restaurante das estrelas, sejam elas nacionais ou internacionais, estes são apenas alguns exemplos dos últimos meses!

JORGE JESUS – TREINADOR DE FUTEBOL

PROFJAM – MÚSICO

ANTÓNIO COSTA – PRIMEIRO-MINISTRO PORTUGUÊS

PEDRO TEIXEIRA E SARA MATOS – ACTORES

SARA SAMPAIO – MODELO

Para espreitarem mais famosos que estiveram no ‘Solar, basta clicarem aqui.