Sábado é dia de churrasco, certo? O calor voltou para fazer uma gracinha neste fim-de-semana e por isso é o momento certo para falarmos deste tema que nos deixa com água na boca. Seja carne, peixe ou até vegetais, não há experiência como estar a grelhar com fogo. Mas como não é sempre fácil dominá-lo da melhor forma, vamos falar sobre o que ver e o que fazer para conseguir um grelhado que deixe toda a gente de queixo caído!

Bem sabemos que parte do prazer que proporciona um almoço ou jantar de churrasco está na experiência de grelhar enquanto se bebe uma cerveja e se conversa com amigos ou familiares. No entanto, a experiência só está mesmo completa quando provamos aquilo que fizemos. E para que esse momento não falhe, há muito a ter em conta: desde a qualidade da matéria-prima, ao tipo de carvão que utilizamos e, mais importante ainda, ao ponto de cozedura de cada ingrediente – que difere consoante a peça que temos na mão).

Deste lado da ‘Fechadura não existe nenhum grillmaster profissional (somos apenas entusiastas) e por isso vamos sugerir três canais de YouTube que se dedicam ao churrasco – com diferentes abordagens -- e com os quais se pode aprender técnicas de aplicação fácil no próximo grelhado que quisermos preparar!

NETÃO BOM BEEF

Viajamos directamente até ao Brasil, mais propriamente para Santos, em São Paulo, onde está o “Netão”. Neste canal podem encontrar vídeos de dezenas de tipos de carne diferentes e também explicações sobre técnicas completamente distintas. É o canal perfeito para se familiarizarem com o quão quente deve estar a brasa para grelhar cada tipo de carne e com expressões como “reação de maillard” ou “angus” e “wagyu”.

GUGA FOODS

Seguimos em frente para os Estados Unidos mas não deixamos para trás o nosso país irmão. O “Guga”, como é conhecido no canal, também é brasileiro e criou o canal “Guga Foods” onde nos mostra as suas experiências com a carne (e não só). E há experiências para todos os gostos! Por lá podemos vê-lo a maturar carne em Nutella; a fritar a carne mais cara do mundo numa fritadeira de batatas e também a experimentar fazer marinadas com alimentos aparentemente inesperados. Mas vale muito a pena ver, porque para além de toda a experimentação, ajuda-nos a perceber que há mil e uma maneiras de grelhar.

COWBOY KENT ROLLINS

E agora para algo completamente diferente… sugerimos o Cowboy Kent Rollins. Que tal como o nome indica, é mesmo um típico cowbow! Podem contar por isso com menos sofisticação mas com muita imaginação e técnicas típicas do churrasco texano. Para exemplificar escolhemos este vídeo em que recriou um Big Mac do início ao fim. O resultado está à vista de todos e depois de ver a comparação no final… é inegável que o Big Mac do Cowboy não fica atrás do original…!