No rescaldo da semana em que ficámos a saber que, para além da sexta e última temporada da série, a história culminará com um filme, escrevemos sobre um dos aspectos que contribuem silenciosamente para que “Peaky Blinders” seja um fenómeno sem paralelo: um detalhe do guarda-roupa!

Quando falamos de séries e de estilo, falamos sempre, inevitavelmente, em Peaky Blinders. Para além da história contagiante e de protagonistas estupendos a fazer os papéis das suas vidas, a série britânica tem mesmo algo mais, um brilho especial! Esse brilho, quanto a nós deste lado, é mesmo proporcionado por alguns elementos que, muito mais do que peças de roupa e acessórios de época, se tornaram com a série peças icónicas. E a boina octogonal é, claramente, um dos exemplos mais marcantes.

Historicamente, a boina sempre foi dos acessórios de inverno com mais relevância nos looks masculinos. E se isto é verdade pela sua lógica funcional – essencialmente porque protege do frio – também o é que cada vez menos vemos homens a utilizá-las. Aos olhos de muitos, usar uma boina é um costume antiquado e nada cool. E é precisamente aqui que entra a força de Peaky Blinders e do estilo dos seus personagens – que usam as boinas como uma extensão do corpo, e até para fins mais “dramáticos”, como bem sabem todos aqueles que acompanham a série.

Depois do sucesso estrondoso que a série conseguiu alcançar, temos visto não só progressivamente muitas marcas a voltar a encarar este acessório como relevante, como também o aparecimento do uso do formato de boina mais característico da serie (a octogonal, preferencialmente composta sobretudo de lã e algodão) na cabeça de celebridades que são, no que ao vestir diz respeito, verdadeiros trendsetters. Na utilização das boinas, poderá daqui a uns anos dizer-se que existe um antes e um depois de Thomas Shelby, protagonista da série, interpretado por Cillian Murphy.

Créditos: Instagram David Beckham

ONDE COMPRAR

Existem agora muitas opções para comprar boinas destas online – e grande parte delas tentam, de forma directa ou indirecta, associar-se à série. Da nossa experiência pessoal, uma das melhores opções, e que oferece uma excelente relação qualidade preço, é mesmo a marca que detém os direitos de utilização do nome “Peaky Blinders”, e que podem encontrar aqui.

Nesta loja online encontram mais de 25 modelos distintos deste formato de boina, com todas as cores e padrões que tanto vemos representados na série, e com valores bastante aceitáveis – a maioria custa cerca de 20 euros mas há também versões especiais que, pelos materiais usados, são mais caras.

Ref: Wool Grey Overcheck Newsboy Cap
Ref: Harris Tweed 100% Wool Newsboy Cap Heather Green Herringbone

Para além das boinas, há alguns outros produtos disponíveis e que remontam à série. De entre os quais salientamos um pin em formato de lâmina – que tanto faz sentido para quem é fã da família Shelby.

Ref: Peaky Blinders Pin Razor In Presentation Box