Dois meses depois dos últimos jogos, a Liga dos Campeões está de volta. A partir da próxima terça-feira jogam-se os oitavos-de-final desta mítica competição europeia que não tem paralelo no que toca à qualidade do futebol jogado. Entre as equipas que vão medir forças destacamos, claro, o Porto, que jogará contra a Juventus de Cristiano Ronaldo, o Barcelona que recebe na primeira mão o Paris-Saint Germain e ainda a visita do Liverpool aos irreverentes rapazes de Leipzig. Por fim, mas absolutamente essencial, antecipamos quais serão os principais craques a dar cartas!

JOGOS DE ALTA ROTAÇÃO

É nesta fase que o encanto da Liga dos Campeões fica completamente exposto. Estamos sensivelmente a meio da época e por isso o ritmo de jogo e as rotinas de cada equipa são agora muito maiores. O que juntando ao facto de termos apenas 16 equipas em competição, as que mereceram estar entre as melhores, faz com que estes jogos sejam muito mais desejados pelos adeptos, que vibram de forma diferente, mais intensa, desde o hino da competição até ao apito final.

Créditos: MaisFutebol.pt

Enquanto portugueses encontramos já um dilema, certo? Por um lado torcemos pela equipa que mais representa a nossa bandeira e por outro… queremos torcer pelo melhor de sempre, também português. Apesar disto, há que olhar este confronto pela positiva: no final, independentemente do resultado, teremos sempre a nossa bandeira a voar bem alto. Quanto ao jogo em si, é de esperar uma Juventus mais dominadora com bola e o Porto mais agressivo na pressão e contra-ataque – um dos pontos fortes da equipa liderada por Sérgio Conceição e que funciona especialmente bem nestas competições decididas em eliminatórias de dois jogos apenas. Olhando para a forma actual das duas equipas (que já tiveram momentos/épocas melhores), não surpreenderá qualquer um dos três resultados possíveis!

Na Catalunha o Barcelona receberá o Paris Saint-Germain (que é agora liderado por Pochettino e por isso tem novas aspirações na prova), num jogo que tem sempre potencial para ser brilhante. Apesar da ausência de Neymar por lesão, estarão em campo Messi, Mbappée e Di Maria, entre muitos outros. E só por eles já valia a pena ver!

Por fim, o último dos nossos destaques vai para o jogo que opõe o Leipzig – equipa mais recente e com menos história na competição – ao Liverpool. Têm em comum o facto de serem treinados por alemães da “nova geração” e isso diz muito sobre o futebol muito evoluído que praticam quer ao nível físico como técnico/táctico.

AS MAIORES ESTRELAS

Nesta fase da competição, e com tanto equilíbrio na qualidade que há em todas as equipas, sobressaem ainda mais as grandes estrelas. Deste lado da ‘Fechadura acreditamos que estes cinco jogadores serão dos mais determinantes a influenciar a decisão dos respectivos jogos e claramente dos mais importantes a ter debaixo de olho – pelo que dão à equipa mas também pela magia que têm nos pés!

Cristiando Ronaldo – Juventus

Créditos: CFP

Lionel Messi – Barcelona

Robert Lewandowski – Bayern Munique

Bernardo Silva – Manchester City

Créditos: SAPO Desporto

Luis Suarez – Atlético de Madrid

Créditos: Twitter (@atletienglish)