Se como nós também são fãs do “Shark Tank”, não podem perder este vídeo do canal de YouTube de Kevin O’Leary. Nele vemos o próprio num monólogo incrível, super aberto e cheio de ensinamentos para a vida e para os negócios. Ficamos a perceber como passou de vendedor de gelados -- experiência que o traumatizou para sempre -- a empreendedor, num percurso de vida que o levou, em ultima instância, a conseguir ganhar não só o primeiro como muitos outros milhões de dólares.

DA PAIXÃO AO PRIMEIRO MILHÃO DE DÓLARES

Desde cedo que a paixão pelas artes visuais, mais especificamente pela fotografia e filme, falou mais alto. Mas pressionado pelos familiares, O’Leary lá seguiu para a faculdade onde se inscreveu num curso de Engenharia.  Sem o mínimo interesse pelo tema, e apoiado pela namorada que também tinha interesse pelo mundo das artes, decidiu abandonar a área e investir definitivamente naquilo que gostava – tendo começado a fotografar e filmar em nome individual.  Se por um lado a paixão o levava por este caminho, por outro as vozes da razão – novamente os familiares – aconselharam a que tentasse outro percurso académico em simultâneo. Foi aí que se candidatou a um curso de gestão de empresas.

Este curso abriu-lhe não só as portas do conhecimento sobre gestão mas também lhe trouxe uma oportunidade concreta para a aplicar. Como já tinha experiência a filmar, propôs ao reitor da universidade que lhe pagasse para fazer, ao longo do curso, um filme que serviria posteriormente para a universidade divulgar a sua oferta. Após alguma negociação – provavelmente a primeira mais significativa da sua carreira – O’Leary fechou negócio com a universidade e avançou. No final do curso, entregou o filme, que foi muito bem aceite por todos, e percebeu o potencial que tinha naquele momento: “já temos equipa e já temos material. Porque não abrir uma empresa e começar o negócio?!”. Assim foi, até que a empresa, em pouco tempo, passou a valer centenas de milhares de dólares e foi adquirida.

Esta transacção foi, para ele, transformadora. Percebeu naquele momento que era aquilo que queria fazer para o resto da vida. E a partir daí entrou noutro mundo, um que o levou aos muitos milhões de dólares. Sem querer ser demasiado spoiler, podemos dizer que se deparou com uma oportunidade única e teve a visão necessária para perceber que o mercado potencial da mesma era gigantesco. Tendo isso em conta, estabeleceu uma parceria em que o próprio ficava responsável pelo Marketing e Vendas e que o fez chegar não só ao primeiro mas sim a vários milhões de dólares.

O vídeo tem 25 minutos e vê-se com muita facilidade. É uma verdadeira aula prática de como encarar a vida e a vida dos negócios. Prova que dificilmente um Tubarão chega a esse nível por mero acaso e que tudo pode mesmo começar numa simples gelataria de centro comercial…!