Existem tantas hipóteses que muitas das vezes simplesmente nos perdemos no meio delas. Pensamos em várias e tentamos lembrar-nos se já alguma vez oferecemos algo semelhante, porque idealmente não queremos repetir. Pensamos normalmente em “coisas”, mas a nossa sugestão – sobretudo no contexto do último ano – é oferecer antes sensações. De pai para filho, de pai e filho.

Têm sido tempos difíceis para todos. No último ano não pudemos abraçar e, em muitos momentos, nem sequer conviver com aqueles que nos são mais próximos. Se pensarmos nos nossos melhores e piores momentos, a proximidade física com as nossas figuras paternais está sempre lá. Agora, apesar de a situação estar melhor do que esteve nos últimos meses, continuamos a não poder conviver sem moderação – e por isso em vez de um abraço, aconselhamos outros quatro momentos e sensações que valem mais do que qualquer objecto que já tenham oferecido alguma vez no Dia do Pai. E que podem ser construídos a partir de compras bem simples em lojas que estão abertas por estes dias!

VINHO E QUEIJO SOBRE A MESA

Esta é talvez a forma mais simples de criarem um destes momentos especiais. Basta comprarem os ingredientes do prato preferido da pessoa a quem querem dedicar este dia e, no dia, o prepararem em conjunto. É um bom exemplo de algo que vale muito mais pelo caminho do que pelo ponto de chegada – começam na preparação e só terminam no final do jantar, à mesa. A cereja no topo é abrirem uma garrafa de vinho (ou equivalente) enquanto cozinham e começarem logo a pôr a conversa em dia.

REVIVER O VINYL

Hoje em dia existem mil e uma formas de ouvirmos música. E em muitas delas não precisamos de qualquer objecto! Mas… para um Pai, não há nada como pegar num disco de vinyl e coloca-lo a rodar no gira-discos que guarda religiosamente num sítio especial da sala. As lojas FNAC, entre outras da mesma categoria, estão abertas e algumas delas (as maiores) têm boas selecções de discos. É escolher, oferecer e desfrutar… em conjunto claro!

FÓRMULA 1 PARA RECORDAR

Créditos: Autosport.pt

Ver estes grandes eventos ao vivo é uma incrível experiência em família – ainda para mais quando acontecem no nosso país e são, também por isso, um motivo de orgulho! Se o vosso Pai é fã de desporto motorizado, não temos qualquer dúvida de que vai adorar esta experiência que vão recordar, com o resto da família, durante muitas décadas. Para já ainda não existem bilhetes, mas podem sempre criar um vale personalizado no Canva e oferecê-lo!

UMA MESA E DOIS CHARUTOS

Para os aficionados de puros cubanos, esta é uma experiência simples e a não perder. Precisam apenas dos charutos, de um isqueiro e um cortador (se não tiverem, vale uma faca!). Ah, e claro, da companhia da pessoa que vos acompanhou em tantos momentos da vida desde o vosso primeiro minuto. Se a noite o permitir, façam-no ao ar livre e a olhar as estrelas e a lua. É uma experiência que tem muito de umbilical!

Qualquer um destes momentos será recordado entre ambos durante tantos anos quantos a memória permitir. Digo-vos eu, que já fiz todos!

João Montez