Em semana de muitos novos lançamentos, foi mais uma vez a Tudor a destacar-se. À imagem do que tinha acontecido em 2018, aquando do lançamento dos modelos GMT e BB58 – dos mais procurados da marca e que durante muito tempo foram praticamente impossíveis de conseguir comprar dada a enorme procura – a marca suíça volta a afirmar-se como tendo uma das gamas mais prometedoras da indústria: a Black Bay, que tem como inspiração modelos icónicos do passado mas já é, através do design e fiabilidade, uma certeza do presente assim como será no futuro!

Começou no dia 7 e prolonga-se até à próxima terça-feira, dia 13, mais uma edição do evento Watches & Wonders. Repetindo o que aconteceu na edição de 2020, o evento deste ano volta a decorrer em formato digital e junta muitas das grandes marcas como Rolex, Panerai, Cartier, Patek Phillipe, IWC e, claro, Tudor, entre muitas outras. Depois do fim da mítica feira de Basileia, é este o grande momento em que as marcas se juntam para apresentar as suas novidades anuais.

Todas as marcas apresentaram algo digno de registo, mas nenhuma se destacou e despertou tanto a atenção dos entusiastas da relojoaria como esta. Começa a ser evidente para todos que, apesar da ligação umbilical à Rolex, que se mantém, a Tudor tem um ADN e uma vida próprias e que conquistam cada vez mais adeptos.

O LANÇAMENTO DO ANO: BLACK BAY CHRONO

É sem dúvida o lançamento do ano mais falado até à data. E não porque seja propriamente um choque, mas sim porque parece que a Tudor ouve a comunidade de seguidores e entusiastas que tem e consegue, consistentemente, criar exactamente aquilo que o mercado quer e precisa!

O Black Bay Chrono na configuração actual foi lançado inicialmente em 2017 numa versão em aço e com mostrador totalmente preto. Já em 2019, surgiu uma nova versão em aço e ouro, com mostrador preto e dourado. Agora, surge “a” combinação que certamente fará com que este modelo esteja entre os mais populares da marca: as versões “Panda”, que primam pela elegância e têm o fascínio do contraste entre o branco do mostrador e o preto dos sub-mostradores, ou vice-versa!

Juntando tudo isto ao calibre automático MT5813, com fiabilidade certificada pelo COSC (Contrôle Officiel Suisse des Chronomètres), e a um preço que é muito competitivo se compararmos com outros cronógrafos de marcas suíças como a Breitling e a TAG Heuer, estas versões do Black Bay Chrono têm tudo para ser uma referência no segmento.

O LADO PRECIOSO DO BB58

Quando foi lançado em 2018, foi sem dúvida o relógio que prendeu todas as atenções: afinal de contas, era perfeito: tinha um tamanho praticamente universal que assenta bem em qualquer pulso, um movimento automático proprietário da Tudor e incrivelmente fiável e um design que se inspirava no passado mas executado de forma a ser perfeito para o dia-a-dia do século XXI.

Créditos: Hodinkee.com

Agora, neste evento, a marca revelou-nos um outro lado do BB58, com o lançamento de duas versões em tudo mecanicamente semelhantes à original mas feitas com metais preciosos: ouro de 18 quilates e prata de lei.

Tudor BB58 em ouro 18 quilates e bracelete em pele de crocodilo
Tudor BB58 em ouro 18 quilates com pulseira em tecido (um extra incluído no valor do relógio com a bracelete em pele)
Tudor BB58 em prata de lei com tratamento anti-desgaste
Tudor BB58 em prata de lei com tratamento anti-desgaste

Uma outra novidade é a introdução, pela primeira vez, de fundos de caixa transparentes nestas duas versões do modelo – em vidro de safira anti-risco – que permitem ver os movimentos automáticos a funcionar.

UMA APRESENTAÇÃO QUE TAMBÉM DEU QUE FALAR

Menos do que os relógios, é certo, mas a própria apresentação da Tudor que revelava os novos lançamentos para 2021 também deu que falar, e mais uma vez pela positiva! O vídeo que desvendou as novidades tem uma locução que embora seja absolutamente credível, também é informal e divertida, o que ajuda a afirmar o espírito jovem e desempoeirado da marca, e que a aproxima de cada vez mais adeptos e entusiastas. Acreditamos que é este o caminho para que cada vez mais jovens se interessem pela relojoaria mecânica!

Para mais detalhes sobre estes relógios, clica aqui.