A FICÇÃO PASSOU A REALIDADE!

Se por acaso estiverem a passear, quer em Portugal quer noutro país qualquer do mundo, e se depararem com um trono majestoso e ao mesmo tempo assustador… nada temam. É só uma das melhores acções de marketing de rua que vi em torno de um conteúdo audiovisual nos últimos tempos!
Se são fãs da série já saberão perfeitamente a qual me refiro mesmo antes de eu dizer o nome. Caso não sejam, pensem naquela série em que tooooda a gente fala. Ainda não chegam lá?! Então pensem naquela série que já tentaram começar a ver quatro ou cinco vezes mas nunca passaram dos 5 minutos do primeiro episódio…! Agora tenho a certeza que já lá chegaram – falamos, claro, de Game of Thrones (em português A Guerra dos Tronos).

Para muitos é a melhor série de sempre, para outros é indiferente e certamente que para alguns é um flop. A verdade é que é, neste momento, de todas as séries ainda em produção/exibição, a que tem o maior hype à sua volta. E muita desta popularidade está relacionada com uma comunidade enorme de fãs e a forma como estes interagem com o conteúdo: sobretudo nas redes sociais, criando por exemplo memes relacionados com momentos e personagens da série que acabam por se tornar absolutamente virais a nível mundial.

Desta vez Game of Thrones é tema de conversa porque a sua produtora criou uma acção de marketing de rua que se propõe a surpreender tudo e todos ao levar para a rua a maior referência possível da série: o trono! Com o objectivo de criar burburinho à volta da nova e última temporada, que estreia precisamente no próximo mês de Abril, a HBO (que recentemente chegou a Portugal para rivalizar com a Netflix) construíu seis tronos iguais e espalhou-os pelo mundo. A ideia é clara: que os fãs façam uma verdadeira caça ao tesouro para descobrir onde estão todos! Dos seis apenas quatro foram descobertos, e estavam em ambientes totalmente distintos: floresta, deserto e gelo. Apesar de não ser propriamente um fã da série gosto muito da história e da forma como os guionistas conduzem a vida dos personagens ao longo das temporadas. E esta acção transpõe toda a força da série para um plano real. Já circulam pela internet muitas fotografias de fãs que encontraram um trono e não deixaram de se sentar e tirar a fotografia da praxe. A HBO consegue assim ligar o mundo ficcional à realidade. E isso é incrível!

Não se sabe nada em concreto que possa denunciar onde estão os dois tronos que faltam descobrir. Mas não é impossível que estejam em Portugal por isso… Brace yourselfs, podem tropeçar num deles a qualquer instante! 🙂

JM