A INCRÍVEL NOITE DE HALLOWEEN… COM FESTA ESPECIAL!

Abóboras decoradas, bruxas, máscaras assustadoras e cestos cheios de guloseimas. O que têm a ver afinal com o dia 31 de outubro?! Sabemos que estas são algumas das imagens de marca do Halloween e até as conhecemos… mas não sabemos porque se tornaram numa tradição anual, celebrada por milhões e milhões pelo mundo fora. Vamos descobri-lo… e vou mostrar-vos imagens da festa mais assustadora do ano!

Mas afinal de onde vem o Halloween?

A tradição da noite mais assustadora do ano surge, na verdade, de outra tradição: o festival “Samhain”. Neste festival celta os participantes mascaravam-se e acendiam fogueiras com o objectivo de afastar os fantasmas. No fundo, se pensarmos bem… a forma como festejamos o Halloween é na verdade uma brincadeira em torno disso mesmo: o mundo dos vivos versus o mundo dos mortos!

Até viver nos Estados Unidos não compreendia muito bem nem o conceito nem o impacto do Halloween naquele país. E não compreender o fenómeno da “noite das bruxas” lá é um erro crasso! É uma das datas mais importantes do ano. Enfeitam-se casas, fazem-se grandes festas, concursos entre vizinhos e amigos para ver quem é mais assustador e, no fundo, vive-se um ambiente que ao mesmo tempo é assustador e de boa disposição, claro. Quando voltei a Portugal depois do curso que fiz em Los Angeles uma das coisas que mais senti foi a diferença na forma como se comemora esta data nos dois países. Em Portugal há outras tradições, sobretudo demarcadamente religiosas, e o Halloween é mais explorado pelos jovens. Nos Estados Unidos é uma festa absolutamente transversal e que se sente muito intensamente nos dias que a antecedem: a forma como se enfeitam as ruas e as casas pode mesmo comparar-se ao Natal (e até diria que em algumas zonas – como precisamente Los Angeles – supera!).

E agora… MEDO!

Nota-se muito que eu vivo esta data como se ainda estivesse por terras do Tio Sam?! Foi por isso que decidi lançar um passatempo no meu Instagram que deu acesso “à” festa de Halloween do ano. O vencedor foi comigo, com a Inês e com Cachaça 51 à Fox Horror Stories, que aconteceu na Tapada da Ajuda, em Lisboa!! … E porque eu acredito que quando é para fazer, é para fazer bem feito… caprichei na maquilhagem! Com a ajuda da talentosa Marta Matias criei o meu próprio personagem de filme de terror.

Vou sempre celebrar-te como em LA. Até para o ano, Halloween 😉

JM.