COMO TER SUCESSO NAS REDES SOCIAIS!

Este é sem dúvida alguma um dos temas sobre o qual mais me pedem para falar aqui no blogue. Seria tudo muito mais fácil se houvesse uma fórmula mágica para ter sucesso nas redes sociais, certo? Uma fórmula que todas as pessoas que quisessem alcançar muita gente pudessem aplicar para atingir os seus objectivos. A verdade é que… não há! Mas há coisas fundamentais que ajudam a estar no caminho certo!

É verdade que é clichet dizer que “cada pessoa é uma pessoa”, e que não há ninguém igual a nós. Mas para além de clichet, é verdade! E esse é o primeiro passo para poder entrar no caminho certo. Claro que é importante termos inspirações: e isso podem ser pessoas – que já fazem um trabalho nas redes sociais que admiramos ou simplesmente pela forma como transmitem as suas mensagens aos outros – objectos, lugares, entre outras possibilidades. Mas ainda mais importante é percebermos que temos mesmo de ser verdadeiros naquilo que vamos publicar todos os dias 🙂

Como em tudo na vida, acredito que o primeiro passo concreto para atingir uma meta é… definir objectivos claros! Neste caso específico… a quem querem chegar? O que querem mostrar? E até no limite, quantos seguidores querem ter?! Cada coisa a seu tempo, claro, e por isso aconselho a começar por objectivos realistas 😉

CINCO FACTORES DE CONSTRUÇÃO DO SUCESSO!

Não há formulas mágicas maaaaasssss… há coisas fundamentais. A meu ver, são estas!

 

#Diferenciação

Têm de ter algo de diferente, algo que faça com que o vosso público pare para vos ver, ler ou ouvir. Se fizerem conteúdo demasiado genérico e que toda a gente faz… ninguém vai reparar em vocês. São só mais um/uma!

 

#Temas e Actualidade

É impossível falarem sempre sobre todos os temas possíveis e imaginários. Por isso escolham alguns e explorem-nos bem. Tornem-se especialistas neles! E aproveitem a actualidade – quando acontecer no país ou no mundo alguma coisa em torno de um dos “vossos” temas… aproveitem e falem sobre isso. Agora é natural, por exemplo, que as pessoas gostem mais de ver, ler e ouvir coisas sobre o verão 😉

 

#Conhecimento das plataformas

É importante conhecer como funcionam as plataformas em que querem estar. Quais são as melhores horas para publicar conteúdos? Que formatos de fotografia e vídeo se devem usar em cada uma das redes sociais? Para estas e outras perguntas têm de ter a resposta na ponta da língua…sempre! Até porque estes aspectos estão em constante evolução. É importante estarem sempre atentos às novidades que são lançadas!

 

# Consistência

Sei que noutros artigos já falei em consistência… mas insisto! Se querem ter sucesso, não basta serem bons uma ou duas vezes. Têm que sê-lo sempre! Não se desfoquem.

 

# Prazer

Se há coisa que já aprendi na vida… é que somos muito melhores a fazer aquilo que nos dá prazer do que aquilo que não gostamos. Por isso certifiquem-se que têm prazer a trabalhar nesta área para que o tempo que investirem ser rentável.

 

Depois disto só vos posso desejar boa sorte e… bom trabalho.

… Ah, e sigam-me nas minhas redes sociais! 😉

JM.