JOAQUIN PHOENIX PRESO!

A notícia surgiu hoje e caíu com estrondo no mundo de Hollywood e no de todos os seus fãs. Joaquin Phoenix, actor que acaba de ganhar o globo de ouro de melhor actor pela performance em “Joker”, foi preso em Washington D.C juntamente com Martin Sheen num momento que também envolve, como já tem vindo a ser hábito, Jane Fonda. É caso para dizer que há convicções que infelizmente saem caras…

Não é novidade que os protestos contra as alterações climáticas, logicamente muito influenciadas pela acção do homem (ou seja de todos nós), têm vindo a aumentar de tom. E com especial ênfase nos Estados Unidos da América, cujo presidente renega o aquecimento global e age como se fosse realmente uma ideia ficcional. É muito por isto que têm surgido grupos que organizam protestos espalhados por todo o país, sendo que um deles se tem focado em fazê-los em Washington D.C – o grupo encabeçado, entre outras pessoas, pela actriz Jane Fonda.

Depois de já ter havido outros protestos semelhantes e nos quais resultaram algumas detenções, desta vez dois dos manifestantes levados pela polícia foram Joaquin Phoenix e Martin Sheen. Claro que a situação é temporária mas o que é certo é que tem tanto de insólito como de lamentável. Antes de ser preso, Phoenix ainda teve oportunidade para reforçar a ideia que já tinha manifestado no seu discurso de aceitação do globo de ouro: “Há coisas que não posso evitar. Apanhei um voo para cá hoje, ou melhor, ontem, mas uma coisa que posso fazer é mudar os meus hábitos de alimentação.”

É caso para dizer que há momentos em que as convicções não nos levam pelos caminhos mais fáceis… mas deixam-nos com a consciência limpa e fazem-nos contagiar os que olham para nós como exemplo. Thumbs up, Joaquin!!

JM.