O MELHOR PRATO DO ALGARVE…!

Spoiler Alert! Este texto contém informação preciosa sobre um dos melhores restaurantes do Algarve! É o destino de férias preferido para muitos portugueses (e não só) pela temperatura quente, praias diversificadas com água cristalina e também pelas opções de diversão que oferece. Mas também… pela rica gastronomia. Este é para mim o melhor exemplo disso!

Desde miúdo que, à semelhança de muitos de vocês, faço a típica viagem em direcção a Sul para uma ou duas semanas no Algarve. Mesmo sabendo que adoro viajar para fora do país (e cada vez mais!), também é verdade que me sabe bem voltar aos destinos mais clássicos. Nos últimos dias tenho estado pela zona de Tavira e pude finalmente experimentar este que é de longe o restaurante mais hyped do verão!

Como sempre faço, tentei reservar mesa. E aí dei logo conta do fenómeno que é o Noélia e Jerónimo. Do outro lado ouvi simpaticamente: “Infelizmente já não temos mais espaço para reservas, agora só daqui a uma semana”. Por um lado fiquei meio aborrecido e por outro, claro, com ainda mais vontade de lá ir! O que teria afinal de tão tão especial?!

Depois de tentar reservar e não conseguir, decidi optar pelo plano B: aparecer para almoçar tarde. E consegui, por isso é o que vos aconselho: tentem chegar por volta das 14/14:30 e não terão de esperar muito tempo 😉

A REVELAÇÃO!

Começando pelo primeiro impacto: o local. Situado mesmo em frente à Ria Formosa, o restaurante comandado pela já famosa Noélia tem uma vista praticamente de praia. A segunda coisa que me saltou logo à vista (e que já tinha saltado outra vezes que lá tinha passado perto) é que estava completamente cheio! Mas sorte a nossa, só esperámos cerca de 20 minutos por uma mesa 🙂

Resumindo, tudo o que provámos era bom: desde o couvert – que tinha entre várias coisas um pão rústico, morno e estaladiço e uma manteiga de ervas caseira deliciosa – até aos vários pratos que provei (o meu e o dos meus amigos claro Ahahah).

Salada tropical de manga com papaia e gambas; Açorda de amêijoas; Pataniscas de polvo com arroz de coentros…

… e a estrela da companhia: Arroz de Limão com corvina e amêijoas. Não estarei a exagerar se disser que foi o melhor prato que alguma vez comi pelo Algarve. O arroz é feito no ponto certo, “malandrinho” com sabor a limão e ao molho das amêijoas à bulhão pato. A corvina aos pedaços é super saborosa e leve e as amêijoas são o toque final que faz deste prato “o” prato. O tacho é aconselhado para duas pessoas e é muuuuito bem servido, dá à vontade para três 🙂

Ter ido almoçar ao Noélia e Jerónimo é um dos momentos que vou recordar destas mini-férias algarvias. Uma experiência em que estamos sempre a ser surpreendidos pela forma como a chef mistura pratos típicos e clássicos com técnicas contemporâneas e, mais importante que isso tudo, sabores conjugados que depois de provar… parecem só fazer sentido juntos!

Se puderem passar por lá, aproveitem. E a praia de Cabanas de Tavira é logo ao lado – têm um grande dia feito 😉

JM.