UMA ESCAPADINHA PERFEITA EM SETEMBRO!

Portugal é um país rico. Claro que não estou a falar de dinheiro… mas sim noutros aspectos que valem muito para quem cá vive ou simplesmente tem a oportunidade de por cá passar. De Norte a Sul do país há zonas que para além da beleza das suas paisagens oferecem outro tipo de emoções perfeitas para viver durante um fim-de-semana. Neste texto vou contar-vos o que sei sobre três das minhas preferidas! 🙂

Agosto é “o” mês das férias e chega hoje ao fim. Mas não há motivo para grandes tristezas! Setembro está a chegar e é a altura ideal para fazer uma escapadinha mais curta e, claro, dentro do país. Tem sol, calor e dias ainda relativamente grandes. O que precisamos mais?!

De entre muitas potenciais zonas só podia escolher três. E por isso apliquei um critério: não podia ser nem perto de Lisboa, nem do Porto, nem do Algarve – os centros turísticos mais mediáticos no verão. Estão prontos?! Vamos a isto!

ALDEIAS DE XISTO

São 26 as aldeias que compõem este cenário encantador para passar alguns dias no interior da zona centro do país. As típicas casas feitas em xisto criam uma beleza única e que faz com que sintamos que estamos num sítio mágico, digno de filme. Mas também a gastronomia tem um papel fundamental no turismo que por lá se faz: se gostam de carne recomendo provarem “Maranhos” – podem ir à confiança, por muito estranho que pareça… é óptimo! Para completar e quebrar um pouco o ambiente de SPA natural que por lá se sente no ar… aconselho experimentarem a escalada na Via Ferrata, uma das referências na modalidade. Até porque uma boa dose de aventura nunca fez mal a ningúem 😉

ALTO TRÁS-OS-MONTES

Fica bem no topo do nosso país e talvez por isso seja uma zona pouco falada quando o tema é “verão”. Maaaaas eu posso garantir-vos que vale bem a pena lá estar! Mais uma vez (não quero ser repetitivo mas tem mesmo que ser!!) a gastronomia tem um papel central, com as famosas “Postas mirandesas” a ser o ex-líbris da região. No entanto, e por muito boa que seja a carne transmontana, o meu destaque vai para duas ofertas específicas. Por um lado não podem perder o Pena Aventura Park, que tem uma incrível montanha-russa… na montanha!

Eu já experimentei e posso dizer-vos que não fica atrás de nenhuma atracção do género de um parque temático – pelo contrário, garanto que vão sentir-se ainda mais “a voar” e com a grande vantagem de estarem realmente a descer uma montanha linda! O outro destaque vai para o Pedras Salgadas – Spa & Nature Park – perfeito para quem, como eu, gosta da mistura entre o campo e a tecnologia. Vejam só estas casas na árvore que eles têm! 🙂

PASSADIÇOS DO PAIVA

Na margem esquerda do rio Paiva podemos encontrar 8km de caminhos que, por entre quedas de água e escarpas, são tão bons para o nosso corpo como para a alma! Não tenham dúvidas, não é para qualquer um percorrer estes passadiços sem grandes paragens: há muitas (e graaaandes) subidas e em dias de muito calor a água não pode faltar como faltam as sombras. Se quiserem um treino diferente e desafiante… está aqui.

A excelente notícia é que no percurso passam por sítios muito especiais como a Cascata das Aguieiras, a Gola do Salto e a Praia Fluvial do Vau – onde se podem refrescar. Se procuram divertir-se a contemplar a natureza não hesitem, esta é mesmo a sugestão perfeita para vocês.

Dito disto… só há uma regra: é proibido ficar em casa 🙂

JM.