UMA SEMANA? TUNÍSIA!

 

VIAGEM: AS ÁGUAS CRISTALINAS DE DJERBA

O DESTINO PARADISÍACO DA TUNÍSIA!

 

 

Bem, antes de mais, tenho de vos pedir desculpa porque esta publicação já vem um bocadinho atrasada! Mas também foi da maneira que aguçaram o apetite sobre o que aí vem!

Desde miúdo que ouvia falar na Tunísia. As cores, a natureza, os mercados… Muitos dos meus amigos faziam lá férias e sempre transmitiram maravilhas sobre este destino do mundo árabe. E qual foi a minha surpresa quando a agência de viagens Soltrópico me fez o convite para passar uns dias em Djerba! Foi um verdadeiro sonho concretizado!

Sobre a Tunísia. Tendo como países vizinhos a Argélia e Líbia, quase 40% do território da Tunísia é ocupado pelo deserto do Saara. Aqui a língua oficial é o árabe, mas se tiverem alguns conhecimentos de francês, não vão (quase de certeza) ter problemas de comunicação.

Aterrei em Djerba numa segunda-feira e por lá fiquei durante 7 dias. É mais do que suficiente para conhecer o principal da ilha. Atenção: O que tinha mais curiosidade em conhecer eram as tão faladas praias com águas temperadas. Mas a ilha tem outros inúmeros pontos de interesse culturais e também históricos. Na capital, Houmt Souk, não só podem visitar mesquitas, como existem muitos mercados para quem gosta de regatear (Não se deixem enganar: tudo é negociável!).

Estas foram sem dúvida as férias eleitas para descansar e recarregar baterias depois de uma agitada época de trabalho. Acordar sem o despertador no Hotel Club Palm Azur, calçar as havaianas, tomar o pequeno-almoço com a devida calma e caminhar até às translúcidas águas tunisinas.

 

 

E, SEM SABER O QUE ME ESPERAVA…

…tive logo uma grande surpresa no primeiro dia: perto da mesa onde me deliciava com as frutas do pequeno-almoço, encontrei um amigo de quem gosto muito: Gonçalo Silva, um grande fotógrafo, que também tirou uns dias para espairecer com a namorada. E que companhia boa eles foram!

     Longas caminhadas pelo areal branco ou andar de mota de água, foram algumas das atividades escolhidas. No dia em que nos aventuramos com a mota de água fomos até um banco de areia único. Sabem aqueles sítios onde sentem que são apenas vocês com o mundo? Foi exatamente essa a sensação que tive. (Claro, misturado com um bocadinho de adrenalina por não saber onde estava!)

     Vão reparar que é bastante comum nas praias os turistas fazerem passeios com camelos. Um momento diferente, sim, mas que confesso que deixei passar. Afinal, não deixam de ser animais a serem explorados em prol do turismo. E no que toca aos direitos dos animais…considero-me um membro ativo da causa.

     Uma coisa interessante nestas férias é que apanhei os últimos dias do Ramadão, o que ajudou a conhecer um bocadinho melhor a cultura deste povo. Durante estes dias os muçulmanos praticam o jejum e, por isso, abdicam de comer, beber, fumar ou ter relações sexuais desde que o sol nasce até quando o sol se põe.

   Mas sem dúvida que este post ficaria incompleto se não vos falasse de Djerbahood. Se me pedissem para fazer um top 5 daquilo que mais gostei de visitar, este lugar estaria em nº 1. Em 2014 a vila de Erriadh deu lugar a um museu ao ar livre. 

As paredes e todas as ruas receberam o trabalho de artistas de todo o mundo e estes deram vida a incríveis obras de arte.

Como esta é umas das vilas mais antigas da Tunísia, é fantástico apreciar o contraste entre as obras de arte dos tempos de hoje e as casas tradicionais que permaneceram intactas no tempo.

Ao todo foram 150 artistas de 30 nacionalidades que criaram aquela que considero ser a principal atração da ilha. E, por lá, também há dedo português! Vão encontrar quatro pinturas portuguesas, assinadas por Mário Belém, Add Fuel, Arraiano e Pantonio.

Ao contrário das outras viagens que tenho feito, desta vez não vos vou deixar um roteiro específico para cada dia. A verdade é que desta vez andei mesmo ao sabor do vento. Também sabe bem de vez em quando não ter nada planeado. Já bastam as rotinas que todos os dias temos de cumprir! Não concordam comigo?

Então? Não vos disse que este seria o vosso próximo destino? Apaixonem-se ainda mais com as fotografias que partilho aqui! E se por lá passarem, fico à espera do registo dos vossos momentos!