“XIXI, CAMA!”

 

QUE VENHAM MAIS COMÉDIAS FRANCESAS!

 

Só recentemente reparei que a minha secção de cinema está muito incompleta! E sem razão nenhuma para isso. Sou um verdadeiro addicted em cinema e, por isso, o que não me falta são filmes sobre os quais escrever. E se o último post que aqui tinha era sobre o cinema italiano, este agora é dedicado ao cinema francês. Já ficam aqui com uma dica para um filme a ver neste feriado!

 

Desde os mais antigos, como “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain”, até aos mais recentes, como “Os Amigos Improváveis” ou a “Família Bélier” (eu sei, sou um sentimentalista!!), as histórias francesas têm o dom de me surpreender constantemente. Nomeadamente as comédias. Há pouco tempo vi no cinema “Tout Le Monde Debout”, uma comédia com Alexandra Lamy e Frank Dubosc (um senhor!!) e recomendo vivamente se estão a precisar de umas boas gargalhadas.

Mas é sobre o filme “Xixi, Cama!”, do realizador Emmanuel Gilibert, que vos quero falar hoje. MUITO, MUITO RISO! É o que começo logo por dizer. A história gira em torno de Antoine, um solteirão na casa dos 40, que de um momento para o outro se vê a viver com Jeanne, uma loira de olhos azuis… com dois filhos. Ora que, sem avisar, o destino de Antoine mudou-lhe a vida por completo! Até porque a última coisa que Antoine imaginava… era discutir com um palhaço numa festa de crianças!

O que sei é que foram 106 minutos a descobrir mais um lado da comédia francesa, quando achava que já era difícil de o fazerem! E como não quero ser acusado de ser spoiler… não vou contar o final do filme! O que posso dizer é que não se vão arrepender de o ver até ao fim 😊

E desse lado, quais são os vossos filmes franceses preferidos?